É possível ter uma empresa gigante que atenda seus clientes como um negócio pequeno?
Fale com qualquer colaborador de uma empresa líder de mercado, que seja dona de uma invejável posição no pódio de reclamações e pergunte: Por que sua empresa tem tantos clientes reclamando do serviço prestado? Dificilmente a resposta será diferente de algumas destas:
- Empresa grande, fica difícil manter um controle sobre qualidade de atendimento.
- Precisamos rever tais números, pois implementamos um sistema de avaliação de atendimento que reverterá esse quadro.
- Estamos constantemente investindo em melhorias para…blá, blá, blá.
Senhoras grandes empresas: parem de buscar desculpas e trabalhem com a satisfação do cliente. Visitem a padaria do bairro, tomem café na lanchonete da esquina, almocem nos pequenos restaurantes da cidade. Inspirem-se nos verdadeiros donos de negócios para aprender o conceito (na prática) de bom atendimento. Cliente é fiel, basta ser bem atendido.
Critique sua empresa. Dê ferramentas para que seus colaboradores sejam engajados e que, por consequência, atendam bem seus consumidores. Mantenha uma cultura real (não somente no papel) de foco no usuário final do produto que sua empresa entrega.
Nem todo negócio precisa ser o Google (bem que seria legal poder levar o cachorro para o trabalho em qualquer empresa), porém não custa investir em um ambiente saudável, mais estruturado para seus colaboradores.
Pensem no conceito de menos é mais quando montarem suas equipes. Criem uma cultura de produtividade entre cada funcionário (precisamos manter uma equipe de 10 colaboradores no marketing recebendo em média $2.000,00 ou podemos contratar 5 funcionários excelentes pagando $4.000,00 para cada? O valor final é o mesmo). O custo da improdutividade da sua empresa está sendo pago pelo cliente na loja, caso contrário, seu negócio já estaria falido.
Repense sua empresa (ser grande não é garantia de nada), foque na satisfação do usuário final e não repasse no preço final a improdutividade da sua empresa para o cliente. Isso deveria ser crime previsto no código de defesa do consumidor. Seja grande, mas atenda como pequeno.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!